A chegada da chuva e dos temporais exigem um cuidado redobrado na estrada. As estradas molhadas e outras vezes completamente inundadas, são apenas dois desafios e perigos que vai encontrar.
A aquaplanagem acontece sempre que se acumula água à frente do pneu mais rápido do que o carro se desloca, causando uma pressão por baixo do pneu e criando uma camada fina de água entre a borracha e o asfalto.
Parece algo insignificante, porém, esta camada de fina de água pode fazer com que o pneu perca completamente o contacto com o solo, deslizando de forma descontrolada. Quando isto acontece, perde-se o atrito entre as superfícies e o condutor fica sem conseguir travar ou até mesmo controlar a direção. A aquaplanagem é precisamente esta perda de controlo total ou parcial do veículo.
O principal fator que potencia a ocorrência de aquaplanagem é a velocidade de deslocação, uma vez que os pneus não têm tempo para direcionar a água para fora antes de serem erguidos da superfície. Ainda assim, existem outros pontos a considerar.
#1 Peso do veículo: Quanto mais pesado é o seu carro, menor será a probabilidade de aquaplanagem.
#2 Pressão dos pneus: É fundamental ter a pressão dos pneus ajustada. Tanto a pressão a menos como pressão a mais, podem aumentar o risco de aquaplagem.
#3 Desgaste do pneu: O relvo dos pneus ajudam a canalizar a água de forma mais eficaz. Se os seus pneus estão desgastados, resta menos espaço para a água ser canalizada para fora.
#4 Condições da estrada: Uma estrada lisa é mais propícia a aquaplanagem do que uma superfície com textura. Procure ainda conduzir mais próximo do centro, uma vez que é mais comum acumular-se água nas laterais da via.
#5 Quantidade e composição da água: Quanto mais água estiver presente na estrada, maior será o risco de aquaplanagem. Além disso, a presença de óleo, sujidade ou sal podem aumentar ainda mais esse risco. As primeiras chuvas tendem a "lavar" a estrada soltando esses mesmos óleos acumulados.
#6: Travagens Bruscas: Em dias chuvosos, na sua generalidade, deve evitar realizar travagens bruscas. Em vez disso, procure ir diminuindo a velocidade até travar completamente a viatura, reduzindo a probabilidade de aquaplanagem.
Tenha em consideração que, mesmo a uma velocidade reduzida, existe uma diminuição do desempenho dos pneus e, por isos, deverá manter a atenção.
A aquaplanagem pode ser total ou parcial, isto é, poderá afetar apenas algumas rodas do automóvel ou todas, impossibilitanto o controlo total do mesmo.
Caso esteja numa situação de aquaplanagem, mantenha a calma e procure seguir estes conselhos:
#1: Retirar o pé do acelerador: No momento pode sentir o impulso de pressionar o acerelador, porém, deve fazer precisamente o contrário. Assim que entra em aquaplanagem, retire o pé do acelerador de forma a perder velocidade.
#2 Segure firmemente o volante: Segurar o volante com firmeza é talvez o passo mais importante para que não perca o controlo total das rodas.
#3 Trave cuidadosamente: Em nenhum momento pressione o travão a fundo. Vá travando de forma gradual até sentir que conseguiu recuperar o controlo do veículo.
Recorde-se que os sistemas de controlo de estabilidade eletrónicos apenas funciona quando o veículo está em contacto com a estrada, entrando em ação só após recuperar a tração.
Conduza com especial atenção e cuidado em dias de chuva, quando os perigos aumentam e o risco de acidente é superior.
Link: https://www.guiadoautomovel.pt/noticia/1399/conduzir-a-chuva-a-aquaplanagem
Resolução de conflitos | Politica de Privacidade
Intermediação de crédito
Livro de Reclamações
Via Centro, Lda. NIPC: 505 137 526
Copyright © 2025 Via Centro
Desenvolvido por Carmine D-Services